Tudo o que você precisa saber para começar sua selva em casa

Você vê várias fotos pela internet, sonha em ter uma selva em casa, mas acha que nunca daria conta. O que eu mais escuto sobre plantas em casa é o velho “ah, eu não sirvo nem pra cuidar de cacto”, “ah, todas as plantas morrem na minha mão”.

Já parou pra pensar que talvez o problema seja o tipo de planta e não você?!
Claro! Se você compra uma planta de sombra e coloca ela na sacada da sua casa, que pega sol a tarde inteira, ela vai morrer.
Cuidar de planta é simples, é só saber escolher!

As primeiras coisas que você deve pensar e pesquisar antes de começar sua selva particular:

“Que tipo de planta combina comigo e com a minha casa?”
Comece pesquisando e entendendo que tipo de planta você gosta. Entre no Pinterest, entre no Instagram. Faça pesquisas simples nesses dois sites: use palavras-chave! Planta casa, planta interno, fuce todos os perfis de plantas que você encontrar, tire print, monte uma pasta de referências. Você não vai comprar todas as plantas de uma vez, então é sempre bom ter uma pasta com essas imagens (e nomes), pra você ir comprando aos poucos!

“Quais meus hábitos dentro de casa?”
Você tem criança em casa? Gato? Cachorro? A casa é arejada? Bate sol? Onde? Existem plantas venenosas, plantas com espinhos e se você tem criança ou bichinhos em casa, precisa prestar atenção nesses detalhes. Antes de comprar, pesquise sobre a planta.

“Onde eu quero colocar cada planta?”
Você já pesquisou as referências, já sabe do que gosta, já sabe o que quer. Chegou a hora de pensar em quais lugares da casa você quer colocar as plantas. Pensou? Ok. Agora você precisa descobrir se essa planta que você pensou, vai querer morar ali naquele cantinho que você escolheu. Esse lugar bate sol? Quanto? O sol vai bater direto na planta ou ela só vai receber a luz? Não adianta nada você comprar uma planta maravilhosa pra colocar naquele cantinho maravilhoso, se lá bate sol e a planta que você escolheu é uma planta que gosta de sombra!

“Quais cuidados essa planta precisa?”
Ela gosta de muita água? Pouca água? Quantas vezes na semana? Preciso dar alguma vitamina pra ela? Eu acredito que exista uma base parecida de cuidados pra cada planta, mas jamais a quantidade de água vai ser a mesma pra uma planta em uma cidade úmida e uma cidade seca. Minha mãe e eu temos uma mesma planta, comprada na mesma loja. A dela mora na casa da praia e recebe água uma vez por semana. A minha mora aqui em São Paulo e recebe água três vezes por semana. Você precisa observar as plantas e com o tempo vai entender se ela está pedindo mais ou menos água. Uma dica: compre o livro Minhas Plantas, da Carol Costa. Ela ensina muita coisa incrível, até pra quem mata cactos!

 

 

Não esquece de se inscrever na newsletter!!!

 

 

(Visited 837 times, 1 visits today)

3 Comments

  1. Stéfhanie 22 de Março de 2018 at 15:12

    Cuidar de plantas é aprender dia após dia.. Algumas morrem, outras estão sempre lindonas, e outras já não tanto assim. Acredito que essa seja a graça!

    Amo as dicas que você compartilha e me inspiro em sua salva quando enquanto tô montando a minha aqui.

    Um beijo ♥

    Reply
    1. bru galliano 25 de Março de 2018 at 23:54

      Cuidar de plantas é um exercício de paciência e também de humildade, né?! A gente só tá ali pra dar um golinho de água, o resto é com elas! <3

      Reply
  2. Aline Amorim 28 de Março de 2018 at 09:44

    Já matei tanta planta nessa vida, nem as suculentas sobreviviam. Mas com o tempo fui aprendendo a cuidar, algumas ainda morrem, mas a maioria está firme, forte e muito verde!
    Amei seu post.

    Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *