Focaccia de sal grosso e alecrim | receita nº 03

Com toda a certeza do universo, digo que essa é a receita que você vai fazer e não vai sobrar uma migalha pra contar história.

Aproveita que o final de semana tá aí, abre um vinho, pega seu saquinho de farinha e vem comigo!

 

Ingredientes:

– 500 gr de farinha de trigo

– 10 gr de sal

– 5 gr de fermento biológico

– 300 ml de água mineral

– azeite de oliva

– alecrim

– sal grosso

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a farinha de trigo, o sal e o fermento. Misture bem e em seguida adicione a água. Misture tudo com uma colher. Polvilhe farinha de trigo na mesa, coloque a massa e comece a sovar.

Normalmente eu sovo a massa por mais ou menos 20 minutos. Vou adicionando farinha de trigo aos poucos. Como eu sei que a massa tá boa pra descansar? Quando ela para de grudar na mesa, fica lisinha e o principal: quando eu puxo um pedacinho dela com as duas mãos e ela fica levemente transparente, sem rasgar (no vídeo eu faço isso, dá pra ver certinho como faz).

Chegou a hora da massa descansar. Coloque um pouco de azeite de oliva na tigela e também na massa. Cubra com um pano de prato limpo e deixa ela descansar por 1:30hr.

Coloque um pouco de azeite de oliva em uma forma redonda, tire a massa da tigela e coloque na forma. Você deve esticar levemente a massa, pra que ela se encaixe na forma. Ela deve ficar com uns 3 ou 4 cm de altura (se você colocar em uma forma muito grande, a massa vai ficar fina e a focaccia vai ficar dura).

Faça furinhos com os dedos e em cada um deles, coloque um pequeno raminho de alecrim. Polvilhe sal grosso, coloque mais um grande fio de azeite de oliva, cubra a forma com o pano de prato e deixe descansar por mais 15 minutos. É o tempo certo de o forno esquentar, 220º.

Coloque pra assar por 35/40 minutos. A focaccia deve ficar dourada.

Retire da forma, coloque em uma tábua, regue com mais um pouco de azeite e deixe descansar por mais 15 minutos (São os 15 minutos mais longos do universo).

Pronto, podem comer!

 

Toda semana eu vou compartilhar um vídeo e a primeira temporada é de receitas e drinks. Se você fizer a receita, não esquece de postar e usar a hashtag #receitabrugalliano pra eu poder ver!

Para receber tudo em primeira mão e receber notificação, siga o meu canal!

 

 

(Visited 555 times, 1 visits today)

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *